sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mitos perdidos no tempo - Citroën Visa Mille Pistes

Hoje pelo facebook vi um post no grupo Clássicos na Pista que mexeu comigo. Qualquer petrolhead que se preze tem os seus carros e motas de sonho, no entanto há aqueles que desde o seu nascimento foram um sucesso e conquistaram o coração de milhões por esse mundo fora como o 205 gti ou o R5 GT Turbo. Houve outros que, apesar do sucesso na altura, acabaram por cair no esquecimento como o Opel Calibra. No entanto, há alguns que, apesar de na altura em que apareceram terem sido grandes "canhões", nunca tiveram o reconhecimento devido e hoje em dia são mais raros de encontrar que um adepto de futebol nas redes sociais no dia depois do seu clube ter perdido. Um desses casos é o Citroën Visa Mille Pistes.



Desenvolvido pela Citroën para o famoso grupo B, este carro tinha tracção integral e a marca tentou torná-lo o mais leve possível através da introdução de painéis "leves". O resultado foi 850kg de peso para 112cv retirados de um tetra-cilíndrico com 1360cc de capacidade. Apesar de não serem valores que assustassem os "tubarões" da altura, já era uma marca respeitável e até conseguiu algumas vitórias com os últimos modelos a rondarem os 150cv para se conseguirem manter competitivos.



Sendo um modelo que não iria ganhar concursos de beleza, acho que a sua raridade e falta de beleza é parte do seu carisma o que torna este carro numa das joias mais interessantes do desporto automóvel mundial. Não há muito mais exclusivo que isto.



Antes do Mille Pistes já a Citroën andava a brincar com o Visa. Houve uma versão com o motor do Esprit desenvolvido pela Lotus e ainda versões com motores centrais e até dois motores. De facto os anos 80 foram uma loucura.












Fontes:
oppositelock.kinja.com

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