sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Emissões "quase" zero

Há mais uma moda que, ao que parece, está para pegar. Chama-se "ser ecológico" ou "ser verde"... enfim, como quiserem chamar. Para mim não passa de mais uma tendência como as pulseiras pandora para as mulheres ou os ténis all star nos meus tempos de adolescente. Sinceramente, à parte da hipocrisia da coisa, porque muitos dos apoiantes destas causas nem sequer sabem a cor do contentor onde devem metem o papel para reciclar, causa-me uma certa revolta ver as marcas de carros tirarem proveito desta tendência e anunciarem "à cara podre" carros verdes com siglas muito bonitinhas como "blue efficiency" ou "blue motion". Será que a parte do blue é já a dica que ainda não é totalmente verde? É que um Golf a gasóleo não me parece o carro mais amigo do ambiente uma vez que as partículas continuam a sair lá pelo escapezinho.
Felizmente a moda parece não estar a pegar nas motas. Já tentaram fazer uma mota a gasóleo para tentar acompanhar o "boom" dos diesel que aconteceu nos carros há uns anos atrás e felizmente falharam. Agora há para aí umas motas de motocross com motores eléctricos que prometem revolucionar o mundo do desporto motorizado. Cá para mim só o irão matar. Não estou a ver a malta a assistir a uma prova de desporto motorizado em que o único barulho que se ouve é os putos que não ligam nenhuma ao que estão a ver a brincarem aos berros uns com os outros enquanto que as motas quando passam apenas emitem um suave "swish".
Querem realmente ser verdes? Evitem mas é o desperdício e quem tem oportunidade disso que use os transportes públicos que é para isso que eles existem. Carros eléctricos? Tudo bem, desde que a energia venha de fontes não poluentes! É que dizer de peito cheio que "eu não poluo porque tenho um i-miev" fica um bocado mal quando a energia que lá está foi gerada por uma central termo-eléctrica.

Abracinhos verdes

Sem comentários:

Enviar um comentário