sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SUV

Vou ser sincero, apesar de ser uma pessoa fascinada com quase tudo o que é veículo, há uma categoria que me tem desapontado muito ultimamente. O automóvel, em particular os chamados SUV. Sou assinante da revista Turbo, mas como o desinteresse tem sido tanto, tenho as revistas dos dois últimos meses ainda dentro do plástico. Mas desinteresse porquê?

Lembro-me quando era miúdo e ficava fascinado quando passavam certos carros. Lembro-me por exemplo
do R5 GT Turbo, um 635 CSI Alpina azul que via quase todos os dias a passar, o 525tds de um professor meu (que fez com que eu comprasse o carro que tenho hoje), o Peugeot 205 GTI ou na categoria TT, qualquer que fosse o Land Cruiser, Land Rover ou Patrol. Eram carros que despertavam sonhos.

Depois apareceram os Diesel como os conhecemos hoje. Até lá, os diesel eram carros lentos, barulhentos, poluentes e desagradáveis. Lembro-me que o meu pai tinha uma Peugeot 505 GRD de 7 lugares e que na AE a 120 tínhamos que falar aos berros senão ninguém se percebia, mas aquilo era um tractor. Eis que aparece o
TDI, o DTI (seguido pelo DCI), etc. e parece que terminou uma era. Os carros ficaram desinteressantes, passaram-se a ver traineiras a largar fumo preto por tudo o que é canto e toda a gente hoje tem um (ou quase toda a gente).

Mas não é de petroleiros que quero falar, mas sim de outra moda estúpida que pegou, os SUV. Os "Sport utility vehicle" parecem um jipe, mas não são. Alguns até chegam a pagar classe 1 nas portagens veja-se lá. Acho que cá, tudo começou com o RAV4, talvez até com o Vitara (embora este fosse um veículo com boas capacidades TT). O que é certo é que, o que até há uns tempos se via, eram grandes jipes com excelentes capacidades todo-o-terreno e que podiam ir a qualquer lado.
Adorava seguir o Camel Trophy onde aqueles Discovery avançavam selva fora sem que nada os pudesse parar. Hoje há "carros porreiros para subir passeios". Sinceramente faz-me muita confusão ver gente compara um carro que parece um Jipe, gasta tanto como um Jipe, mas tem tracção integral permanente, 5.000.000 de ajudas electrónicas mas fica preso na primeira poça de água que apanha.

3 comentários:

  1. Boas Alex,
    Lembras-te de à alguns anos atrás os Jipes estarem na moda? Todo e qualquer "pato bravo" que queria afirmar o seu estatuto social teria forçosamente que comprar um Jipe. Quanto maior e mais caro melhor servia os intentos.
    Quantos destes Jipes, realmente saíram do alcatrão para os caminhos poeirentos e esburacados???
    Com o aumentos dos impostos sobre os veículos todo o terreno começaram a aparecer os tais SUV's. Parecem Jipes mas, não são...também não pagam o tal imposto exagerado. Isto pegou moda e foi evoluindo. Actualmente são cada vez mais caros, maiores e consomem mais combustível que um avião da TAP a levantar voo :-)... e os "patos bravos" desataram a comprar X5 e X6 porque é isso que agora lhes confere o tal estatuto social.
    Podemos dizer que os SUV's e os Crossover's é que estão a dar. A moda é esta e a industria automóvel move-se por aquilo que se vende. Ou seja...pelo lucro.
    Qual será a próxima moda???

    ResponderEliminar
  2. A próxima moda? Eléctricos! Mesmo que tenham uma autonomia de 2,5 kms serve...

    Quanto aos jipes dos patos bravos, são um pouco como os super desportivos que nunca vêm um circuito na vida! Costuma-se dizer na minha terra que Deus dá nozes a quem não tem dentes... esta gente usa placa dentária =D

    ResponderEliminar
  3. Olá Alex, ;)
    Como o JMikeB disse, muitos compraram um 4x4 ou um SUV para demonstrar status. A grande maioria desses veículos só provaram a terra que os seus condutores traziam no calçado. :)
    Quanto aos Diesel (talvez me engane) mas a tendência, com o preço do Gasóleo a chegar tão perto do da Gasolina, será de redução nas vendas.
    O investimento inicial só compensará para quem faça mesmo muitos kilómetros.
    Boas curvas :)

    ResponderEliminar