quarta-feira, 30 de março de 2011

Portuense por afinidade

Sou um Ribatejano com residência na capital, mas isso não quer propriamente dizer que sou um aficionado por "toros" ou um bicho da metrópole. Considero-me mais uma pessoa simples (bastante até) que gosta de conhecer gente interessante e locais diferentes daqueles a que me habituei a ver como a minha casa. Apenas vivo na capital como forma de ganhar a vida.

Como na semana passada estive de férias, aproveitei um voucher presente que tem uma série de ofertas do tipo "in love" e fui fazer um passeio de barco pelo Rio Douro com direito a almoço. Posso desde já dizer que o almoço foi horrível, mas depressa esse sentimento se perdeu. Já lá vamos.

Não é a primeira vez que vou ao Porto, já quase vivi lá, já estive em passagens de ano, trabalho e compras. Desta vez foi bem diferente. A viagem esteve para ser de mota, mas como a pendura não é grande adepta de chuva e a previsão não era animadora, lá fomos no "Espada" e deixámos a "Margarida" a descansar. 0900h e com Hotel, restaurantes e passeio marcados, lá fomos A1 fora para tentar chegar às 1200h ao restaurante. 300 kms e 20€ de portagens depois lá estávamos com um atraso de 10 minutos, nada que não se perdoe. O almoço foi no "Chez Lapin", mas para comer carne em vinha de alhos que estava mais seca que a minha boca durante uma ressaca (única opção que tínhamos tendo em conta o voucher) mais valia ter pago o almoço noutro lado. Safaram os funcionários do restaurante que, mais uma vez, fazem parte da excelente massa humana que existe no Porto e nos fazem esquecer estes pequenos percalços que vamos encontrando.
Almoço terminado, fomos ao hotel deixar as bagagens e lá fomos para o passeio. Ao princípio estava com um pouco de receio porque era muita gente para um barco tão pequenino, mas entretanto lá alguém teve um ataque de lucidez e reparou que aquilo podia correr mal. Então lá passaram os turistas todos para um casco maior e finalmente zarpámos. Foi então que consegui ver o Porto de uma perspectiva completamente diferente. Vou ser sincero, deu-me vontade de me despedir do emprego e refazer a minha vida no Porto. O estado zen que atingi enquanto estava naquele barco fez-me reflectir sobre a minha vida, as angústias que tenho, os problemas. De repente tudo tinha desaparecido. Acho que nunca me tinha sentido assim. Mas quando terminou bateu-me algo. Se me mudasse para o Porto, todos os problemas iriam comigo e aquele estado de tranquilidade e paz passariam a ser apenas uma recordação. Apercebi-me então que o Porto é o meu "Porto de Abrigo", o meu escape à realidade. Sempre foi assim, sempre me senti tranquilo, em paz e feliz enquanto estive naquele sítio. É de facto a minha cidade de eleição e sinto-me efectivamente um Portuense.
Essa noite foi ainda mais mágica com um jantar no restaurante "Vinhas d'Alho", onde me deliciei com um pato tão bom, que não sendo eu um apreciador desta ave me deu vontade de devorar um aviário inteiro. Mais uma vez, gente extremamente simpática e acolhedora. Um mimo.

No dia seguinte, após uma bela de uma francesinha e um creme de marisco no "Capa Negra II", o regresso foi feito pela estrada nacional 1, agora IC2. Foi como um regresso ao passado. 5 horas de viagem tranquila, a apreciar o melhor que o nosso país tem sem ser numa vala larga a 120kms/h onde apenas estamos concentrados na média que estamos a fazer e na hora a que vamos chegar. Devo dizer que mais uma vez o "Espada" se portou à altura do grande companheiro fiel que é sem nunca me deixar mal.

Até outro dia Porto.





3 comentários:

  1. Boas Alex,

    Eu vivi no Porto 1 ano e picos por motivos profissionais e numa fase da minha vida menos boa. Talvez por isso a cidade em si não me diga assim grande coisa mas, as pessoas e a comida são do melhor e quando falaste nas Francesinhas e no Capa Negra... cada vez que lá chegava (normalmente Domingo à noite) era certinho uma francesinha nessa tão famosa casa do Porto. Relativamente a esse teu sentimento pela cidade do Porto...percebo-te muito bem. Para mim o meu "Porto de Abrigo" é a ilha Terceira nos Açores mas, é como dizes a vida não fica melhor e os problemas não desaparecem se mudarmos para lá. Assim deixava de ser um "porto de abrigo", certo?

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Precisamente, prefiro encarar o Porto como um local para fugir à realidade, um lugar onde me sinto realmente bem. Se me mudasse para lá teria que fazer uma viagem muito maior até Madrid =D

    ResponderEliminar
  3. Olá Alex, ;-)
    Gostei da foto inicial do Blog, fica mais apelativo.
    Tenho família no Porto e já lá fui algumas vezes.
    Também sou de opinião em como os Portuenses são simpáticos e acolhedores.
    Quando era teenager inconsciente até fui num grupo de 8 amigos e amigas fazer a passagem de ano ao Indústria no Porto. A pandilha pernoitou em casa da mãe duma amiga de uma dessas amigas do nosso grupo. No outro dia almoçámos todos em casa dela. Não estou a ver uma mãe Lisboeta a alinhar numa coisa dessas.
    O único defeito que lhes aponto é o fanatismo pelo F.C.P..:-)
    Mas como cidade não me seduz. Já não vou lá há uns anitos mas causou-me sempre a sensação de uma metrópole cinzenta e melancólica. Prefiro ambientes mais alegres.
    Mas se quiserem alinho numa francesinha genuína, picante até deitar labaredas por tudo o que seja oríficios. :-)

    Boas curvas e blogagens :-)

    ResponderEliminar