quinta-feira, 3 de março de 2011

Preços dos combustíveis

Se há coisa que gosto de fazer é passear e arranjo todo o tipo de desculpas para tirar o carro, a mota ou a bicicleta da garagem. Seja Geocaching, um passeio até à terra, andar de mota com os amigos ou simplesmente ir ao continente, estou lá. Mas ultimamente as coisas têm tido tendência para mudar. Ora se há uns meses atrás a única coisa que me impedia de ir sexta à noite ter com amigos ao café na outra ponta da cidade estava relacionado com trabalho ou aulas, hoje em dia o problema já é outro, o preço do combustível.

Basta dar uma olhadela no spritmonitor e reparar no valor que tenho gasto para atestar a mota. Começa a tomar proporções absurdas. O primeiro abastecimento que fiz foi a 1,5€ por litro e um dos últimos já ficou por 1,667€. Se olhar para o spritmonitor do "espada" a diferença ainda é maior. Entre meter GPL a 0.48€ e 0.80€ é quase o dobro num espacinho de 2 anos. Claro que isto é algo a que não podemos fugir, é um pouco como os impostos ou a morte (e não adianta dizer que os eléctricos são uma alternativa que por enquanto não são).




Conclusão: Só há três coisas a fazer, usar mais os transportes públicos, andar mais de bicicleta e praticar ecodriving. Deixo-vos com um link para o blog do Eduardo Maio (criador do maisgasolina.com) onde está bastante bem explicada esta prática que nós todos deveríamos saber desde a primeira aula na escola de condução.


http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/tag/ecodriving/

imagem in JN Online 03-09-2008

3 comentários:

  1. Boas Alex,

    Como eu te compreendo...se ainda à pouco tempo atrás atestava o deposito da CBF com menos de 20Euros da ultima vez foram 25Euros e ainda ficou ar no deposito.
    Quanto ás minhas deslocações diárias...para essas costumo usar os transportes públicos. Fica mais barato e por muito que ás vezes me custe admitir, também são mais cómodas. Mas ultimamente tenho vindo a observar um fenómeno deveras interessante. Tenho visto recentemente nos transportes públicos (Fertagus e Metro) algum pessoal com aquelas bicicletas dobráveis. Aquelas que se dobrão tanto que quase dá para as transportares no bolso :-). Parece-me uma excelente ideia para quem tem que fazer trajectos curtos em Lisboa. São leves e não ocupam espaço. É um assunto a pensar...até porque acho que veículos eléctricos não são opção (ainda estão muito longe de o ser) e a malta tem que arranjar alternativas para poupar.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. No meu caso a única alternativa que tenho para me deslocar ao trabalho é de bicicleta. Fica numa zona industrial sem acesso a transportes públicos. Quando morava em Odivelas para me deslocar ao trabalho demorava quase duas horas de transportes públicos num trajecto que faço em 20 minutos de carro ou 10 de mota (por causa do transito à saída do túnel do grilo), o que me leva a concluir que realmente temos muitos bons transportes públicos para para a deslocação dos arredores de Lisboa para o centro e vice versa. As deslocações entre zonas limítrofes são muito limitadas e demoradas infelizmente. Bastava haver Metro até Alverca, linha de Cascais e linha de Sintra para termos transportes públicos perfeitos. Claro que temos comboios, mas quanto é que fica um passe combinado Metro/Carris? Depois há ainda essas bicicletas que são muito apetecíveis mas as colinas demovem muita gente deste meio de transporte!

    Não é fácil :S

    ResponderEliminar
  3. Olá Miguel e Alex, ;-)

    A bicicleta realmente não é muito boa opção numa cidade chamada das 7 colinas. :-(
    Para além desse factor, o (in)civismo dos nossos condutores também desencoraja a utilização desse meio de transporte.
    Mais seguro, cómodo e económico só mesmo os transportes públicos. O contra é o tempo que se dispende optando por estes.
    Eu continuo a utilizar a CBF para me deslocar para o emprego. Acabo por gastar cerca de 55 € por mês em gasolina mas, por enquanto, acho que compensa relativamente à dependência dos horários e tempos de deslocação dos transportes públicos.

    Boas curvas :-)

    ResponderEliminar